top of page
Buscar
  • Foto do escritorImprensa ExpoParanavaí

Prova de Laço terá 26 duplas competindo na ExpoParanavaí


Uma prova que nasceu nos Estados Unidos como uma oportunidade de os peões demonstrarem sua habilidade em domar novilhos. O Team Roping, mais conhecido no Brasil como Laço em Dupla, é uma das modalidades de rodeio que mais vem crescendo e chamando a atenção do público. Este ano, 26 duplas vão participar da competição nos dias 6 e 7 de março, primeiro fim de semana da 49ª ExpoParanavaí.

“Teremos as 26 duplas correndo nas duas noites. Todos os tempos de média fechada vão para a final e o menor tempo para as laçadas é o que vence. As duplas vão disputar 5 prêmios em dinheiro e brindes e mais 5 motos. O menor tempo de cada noite ainda ganha um bônus de R$ 1.000,00 e os campeões também vão ganhar fivelas do Team Roping”, explica o diretor da Sociedade Rural e organizador da prova, Ernesto Nogara.

A Prova de Laço em Dupla (Team Roping) da ExpoParanavaí será realizada na arena de shows e de rodeios do Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva. As laçadas terão início às 20h nas duas noites.

Sobre o Team Roping – Como o nome em português sugere, a modalidade é disputada em duplas, sendo um dos competidores o responsável por laçar a cabeça do novilho (o cabeceiro) e o outro as patas traseiras (o peseiro). Os dois peões precisam ter uma boa sintonia para realizar seus movimentos com harmonia para laçar o novilho (primeiro a cabeça, depois as patas traseiras) no menor tempo possível.

A partir do momento que a dupla foi anunciada pelo locutor e a pista liberada, o cabeceiro tem 60 segundos para dar o sinal para a liberação do novilho. O animal ao sair do brete desarma uma barreira automaticamente. Somente a partir desse momento é que o cronômetro é acionado e a dupla está liberada para iniciar o laço do animal.

Durante os 60 segundos, a dupla tem direito a dar três laçadas, que podem ser duas do cabeceiro e uma do peseiro, ou vice-versa. Não é permitido refazer a laçada, então os competidores devem levar consigo a segunda corda.

Alguns erros podem levar os competidores a serem penalizados com adição de tempo ou desclassificação, como o peseiro iniciar a laçada das patas traseiras do novilho antes que o cabeceiro tenha completado sua parte (sob pena de desclassificação), ou o peseiro conseguir laçar apenas uma das patas do novilho (penalidade de 5 segundos para a dupla).

45 visualizações0 comentário
bottom of page